sexta-feira, abril 14, 2006

Faleceu Miguel Reale

Este seria um dos últimos temas com o qual gostariamos de abrir o ANTÍGONA, porém não podemos deixar de dar conta do falecimento de um dos Maiores Pensadores do Direito em Língua Portuguesa, Miguel Reale.

Para tanto, transcrevemos o texto publicado no Portugal Digital, "Faleceu na madrugada desta sexta-feira, em São Paulo, aos 95 anos, vítima de enfarte, o jurista e filósofo brasileiro Miguel Reale.
Imortal da Academia Brasileira de Letras e colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, Miguel Reale era pai do também jurista Miguel Reale Júnior, ex-ministro do governo Fernando Henrique
Natural de São Bento do Sapucaí, São Paulo, Miguel Reale nasceu dia 6 de novembro de 1910 e era considerados um dos maiores juristas do Brasil. Em 1954 fundou a Sociedade Interamericana de Filosofia, da qual já foi duas vezes presidente.
Formou-se em Direito em 1934 e seis anos depois assumia a cadeira de professor de Filosofia do Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Miguel Reale foi secretário da Justiça de São Paulo por duas vezes - nos anos 40 e 60 - e também reitor da Universidade de São Paulo em duas ocasiões em 1949 e 69.
Em 1969 foi nomeado pelo presidente Arthur da Costa e Silva para a 'Comissão de Alto Nível', incumbida de rever a Constituição de 1967. Em 1995, foi um dos organizadores do V Congresso Brasileiro de Filosofia, realizado em São Paulo."

Nota: É de sublinhar o facto de Miguel Reale haver mantido uma activa Página na Rede, denotando uma invulgar adequação aos novos tempos.

Sem comentários: