quinta-feira, novembro 16, 2006

Afirmado em Lisboa: "Direitos de autor na net precisam de adaptação da legislação"

Como relata o Diário Digital, "A solução para ressalvar os direitos de autor na Internet passa por uma mudança na actual legislação, de acordo com a maior parte dos participantes no painel dedicado ao tema no Congresso das Comunicações.
De acordo com o principal orador, o húngaro Mihály Ficsor, a criativida de dos autores e, consequentemente, os seus produtos criativos, devem saber aproveitar-se das vantagens da 'imensidão' da Internet mas, por outro lado, Ficsor quer que seja criada uma forma de remuneração dos autores que optam por disponibilizar a sua obra no mundo digital.
'É preciso uma solução nova que consiga conjugar a total disponibilidade dos conteúdos na Internet mas que remunere o autor, e isso só se consegue com uma legislação que se adapte a esta nova realidade', defendeu o ex-administrador da Organização Mundial da Propriedade Intelectual.
Opinião partilhada pelo jornalista Paulo Querido que alertou para uma 'legislação desadequada e ineficaz', no que diz respeito à protecção dos direitos de autor." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo pode ser lido em texto integral.

Sem comentários: