terça-feira, novembro 28, 2006

"Reitores querem que a ciência publicada seja gratuita para todos"

Como revela o jornalista David Marçal no Público de hoje, "O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) apoia o acesso sem restrições às publicações científicas. Uma declaração nesse sentido foi apresentada na segunda Conferência sobre o Acesso Livre ao Conhecimento, que encerra hoje, na Universidade do Minho.
Acesso livre à produção científica significa que tudo o que é publicado em revistas científicas esteja disponível na Internet para ser lido, descarregado, copiado, distribuído e usado como se queira. Este nem sempre é o caso, por exemplo, os conteúdos das prestigiadas publicações científicas Science e Nature não estão disponíveis gratuitamente nos sites das revistas.
No entanto, existe um relevante movimento internacional de cientistas que quer modificar a situação. Por exemplo, a organização sem fins lucrativos PLoS (Public Library of Science, acessível a partir do site http://www.plos.org) pretende que a literatura científica e médica mundial seja um recurso disponível para todos e publica várias revistas especializadas de acesso livre.
Na sessão de abertura, o reitor da Universidade do Minho, António Guimarães Rodrigues, anunciou a assinatura da Declaração de Berlim sobre o Acesso Livre ao Conhecimento pelo CRUP, bem como de uma importante declaração em que os reitores das universidades portuguesas se comprometem com políticas de acesso livre à literatura científica.
Os reitores defendem a criação de repositórios institucionais para as publicações das universidades: teses de mestrado e de doutoramento, apresentações em conferências e artigos em revistas científicas. 'Esta prática é compatível com as regras da maior parte das revistas internacionais, que permitem o auto-arquivo em repositórios das universidades', afirma Eloy Rodrigues, um dos organizadores da conferência. A Universidade do Minho já tem um desses repositórios, criado em 2003.
O CRUP sugere ainda que se estabeleça uma política nacional para que os artigos produzidos no âmbito de investigação com fundos públicos sejam de acesso livre." (As hiperligações em negrito foram acrescentadas)

Sem comentários: