quarta-feira, abril 19, 2006

As Nossas Opiniões

OPINIÃO
Iniciamos uma coluna de Opinião, muito singelamente. Julgamos ser uma forma de ir trocando ideias, inspirando trabalhos, promovendo o encontro.
Obviamente não estaremos de acordo muitas vezes. Mas isso é que faz a liberdade de pensamento efectiva, pela convivência e pelo diálogo. Quando a Escola for um coro afinado, acabará a escola. Livremo-nos disso...
Todos são convidados a participar, colocando novos tópicos e discutindo os anteriores.

QUALIDADE E PROPRIEDADE DA LINGUAGEM CIENTÍFICA NOS MEDIA
Uma função importante dos grupos científicos e do saber em geral, deveria, a meu ver, ser o de contribuir para a salubridade e propriedade linguística nas respectivas áreas. A sem-cerimónia com que, por vezes, os media utilizam linguagem técnica, confunde muito o público.
Somos hoje confrontados na net com duas notícias que, não configurando exactamente aquela situação, dão que pensar um pouco.
A primeira, a propósito da tragédia da ponte de Entre-os-Rios. Um autarca terá afirmado tratar-se de um "processo ímpar na História do Direito em Portugal".
Não é uma questão apenas linguística, é um juízo de valor que envolve toda a História do Direito. Fiquei impressionado com afirmação tão bombástica. Evidentemente que, para mais tocado muito em especial com o dramatismo da situação, o autarca em causa está emocionalmente legitimado para ser enfático, se tal for o caso. Mas será que tem razão, e é mesmo um processo desses que deveria ficar na História? Não sei. Alerto para o problema...
Ímpares são, em rigor, todos os processos - não há um igual a outro. Contudo, não é nessas águas que o problema se coloca, como é óbvio. Não haverá realmente nada do género? Eis um desafio aos nossos colegas do Instituto - e eventuais outros. Sobretudo os da linha "Direito, património e história".
Pessoalmente, gostava de saber.

ZOOLOGIA E ANTROPOLOGIA
A outra observação é mais leve, aparentemente.
O Instituto da Conservação da Natureza afirma que: "Quase metade dos vertebrados em Portugal está em risco".
Ter coluna vertebral é realmente, em si mesmo, um risco terrível. Provavelmente o ICN não contabilizou os vertebrados ditos "racionais". Os números poderiam ser catastróficos. Uma verdadeira catástrofe ecológica.
Um livro interessante para o problema, em Portugal, é mesmo o de Antero de Quental, Causas da Decadência dos Povos Peninsulares. Saído da conferência (do Casino) homónima.

Sem comentários: