quarta-feira, abril 19, 2006

"Movimento pede redefinição do copyright"

Como dá conta um artigo de Cristiano Pereira, publicado no Jornal de Notícias de hoje, "Numa altura em que as questões da livre troca de ficheiros na Internet e do Copyright estão na ordem do dia, surge um movimento destinado a lutar "por uma nova definição dos direitos de autor" e 'por um reequilíbrio social em que a propriedade intelectual deixe de ser controlada por alguns monopólios financeiros'. Trata-se do 'Copyriot'. A ideia começou por surgir em várias pessoas ligadas ao circuito do punk-rock e não tardou a estender-se a uma série de associações, artistas, distribuidores de obras artísticas e pessoas ligadas à programação de software.
Todos juntos elaboraram um manifesto, 'Em defesa do conhecimento e da cultura para todos', fundaram um site (http//copyriot.azine.org) e organizaram um festival que se estenderá até Maio em vários locais e com inúmeras iniciativas. Uma delas decorre na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, sexta-feira, pelas 16 horas, com uma conversa com o professor Heitor Alvelos sobre 'Copyright e Música', seguida de concertos das bandas Cabaret Fortuna e Trashbaile."
Este artigo está acessível na íntegra.

Nota: Embora esta seja uma iniciativa de índole cívica, cabe referir que, de um posto de vista estritamente científico, esta é uma das matérias mais promissoras no domínio da actual investigação em Direito Intelectual. Para uma primeira aproximação à mesma, é de aceder à Página do Professor Lawrence Lessig, Fundador e Director do Center for Internet and Society (CIS), sediado na Stanford Law School. O Professor Lessig foi o idealizador das licenças Creative Commons e é Autor de uma das Obras mais marcantes no que se refere ao pensamento em torno da regulação da Tecnologia, Code and Other Laws of Cyberspace - a traduzir urgentemente para a Língua Portuguesa...

Sem comentários: